Yantra (Divine Instruments)

Yantra significa literalmente "instrumento". Um Yantra é um design geométrico que atua como uma ferramenta altamente eficiente para contemplação, concentração e meditação. Os Yantras trazem significado espiritual e apontam o usuário para níveis mais altos de consciência.
O Yantra fornece um ponto focal que é uma janela para o absoluto. Quando a mente se concentra em um único objeto simples (neste caso, um Yantra), a conversa mental cessa. Eventualmente, o objeto é descartado quando a mente pode permanecer vazia e silenciosa sem ajuda. Nas fases mais avançadas, é possível alcançar a união com Deus pela visualização geométrica de um Yantra.
O Yantra é como uma imagem microcósmica do macrocosmo. É um ponto de focagem e uma entrada externa e interna. Os Yantras são freqüentemente focados em uma deidade específica e, assim, ajustando-se aos diferentes Yantras, você pode tocar em certas divindades ou centros de força criativa no universo.
Os Yantras geralmente são projetados para que o olho seja levado para o centro, e muitas vezes eles são simétricos. Eles podem ser desenhados em papel, madeira, metal ou terra, ou podem ser tridimensionais.
A geometria ou o padrão visual de uma vibração sonora contendo um código de informação específico é 
chamado de 'yantra'. Um yantra é um diagrama sagrado que transmite informações sutis de 
significado místico para aquele que olha para ele. Como um mantra, cada yantra incorpora um 
significado muito particular , abrindo consciência interna e receptividade à informação que o yantra expressa. Muitas 
vezes, monges budistas e outros praticantes espirituais se concentram em um yantra ou mandala enquanto 
meditam.
Os Yantras também são referidos como as moradas dos poderes divinos de Deus, ou da divindade que representa. É por isso que a maioria dos yantras védicos tem o nome de diferentes divindades, como Ganesa-yantra, Sri-yantra, Gopala-yantra, etc. Cada yantra precisa ser instalado com o uso de mantras particulares, semelhantes à instalação do templo de uma deidade. O que o yantra é colocado em que direção e como a sua adoração e sadhana devocional deve ser realizada - o conhecimento destes constitui uma ciência em si mesma que tem vínculo com a cosmologia védica e as ciências do mantra, Tantra e Vastu.
Um ponto (.) Na criptografia de yantra simboliza absoluteness, completude. Em termos da manifestação da Natureza no universo, é um símbolo do núcleo da energia cósmica e, portanto, representa a fonte de poder de todas as atividades e movimentos. Sua implicação espiritual é puro conhecimento, iluminação e realização final. As expansões de um ponto em formas circulares, em um yantra, simbolizam expressões relacionadas em formas variadas. Combinar os resultados de pontos em um triângulo. Os diferentes comprimentos das linhas retas que unem os pontos, ângulos diferentes entre eles e as diferentes formas triangulares e outras geradas assim, juntamente com linhas, círculos, linhas diretas, curvilíneas, convergentes e divergentes são as características / componentes básicos da estrutura de um yantra.
Uma breve descrição de alguns dos populares yantras é dada abaixo.
Shri Yantra: Através deste yantra, um ganha o favor de Lakshmi e nunca é falta de dinheiro. Ao recitar as preces de Lakshmi a cada dia, um atinge todos os benefícios. Embora existam muitos tipos de variações de cores, aqueles que são artísticos como fazer para o Sri Yantra, o melhor tipo de Sri Yantra em que meditar são aqueles que são simplesmente compostos de linhas em preto e branco, que enuncia os triângulos no yantra ao melhor. 
Shri Mahamrityunjay Yantra: Este yantra protege um de influências destrutivas, como acidentes, crises, doenças, epidemia e calamidades similares que ameaçam a vida. 
Baglamukhi Yantra: Isto é para superar inimigos ou obstáculos e obter veredictos favoráveis ​​em casos legais.
Bisa Yantra: Deus ajuda aqueles que têm o Yantra Bisa em todos os esforços. Todas as coisas difíceis tornam-se fáceis. Ao rezar para ele todas as manhãs, os obstáculos são superados e um atinge sucesso e honra. 
Kuber Yantra: Este yantra torna Kuber, o deus da riqueza, benevolente. 
Shri Kanakdhara Yantra: ajuda na obtenção de riqueza e na dissipação da pobreza e assegura muitas bênçãos. 
Shri Mahalakshmi Yantra: Com orações a este yantra é assegurada a prosperidade perpétua. 
Surya Yantra: promove boa saúde e bem-estar, protege uma das doenças e promove o intelecto. 
Panchadashi Yantra: Este yantra tem as bênçãos do Senhor Shiva e assegura moralidade, riqueza, felicidade familiar e salvação.
De todos os yantras, o que traz os resultados mais rapidamente é o Shri yantra. Com orações e ofertas bem-sucedidas, todas as quatro atividades humanas básicas são alcançadas, como dharma - cumprimento do dever, artha - aquisição de riqueza, kama - gratificação e moksha - emancipação final. Este yantra também pode eliminar as falhas de Vaastu. A origem e o desenvolvimento do universo são retratados neste yantra.
O Durga Saptshati diz: Com a adoração, o poder primordial dá felicidades, prazeres e prazeres do céu.
Símbolos empregados em yantras As 
formas e os padrões comumente empregados em yantra incluem quadrados, triângulos, círculos e padrões florais, mas também podem incluir símbolos mais complexos e detalhados, por exemplo:
A flor de lótus geralmente representa chakras, com cada pétala representando uma propensão psíquica (ou vritti) associada a esse chakra. 
Um ponto, ou bindu, representa o ponto de partida da criação ou o cosmos infinito e não expressado. 
O shatkona (nome sânscrito para um símbolo idêntico à estrela de David) composto por um equilíbrio entre: 
Um triângulo ascendente denotando ação (ou serviço), extroversão, masculinidade ou Shiva 
Um triângulo descendente denotando introversão, meditatividade, energia deusa ou Shastika Shakti 
A representa boa sorte, bem-estar, prosperidade ou vitória espiritual 
Bija mantras (geralmente representados como personagens de Devanagari que correspondem às raízes acústicas de um particular chakra ou vritti)
O Shri Yantra é um dos mais famosos e antigos yantra. 
Yantra como um dispositivo astrológico
Yantra pode ser usado para representar a posição astronômica dos planetas em uma determinada data e hora. É considerado auspicioso na mitologia hindu. Estes yantras são compostos em vários objetos, ou seja, papel, pedras preciosas, placas de metal e ligas. Acredita-se que constantemente concentrar-se na representação ajuda a construir fortunas, pois os planetas têm sua gravidade peculiar que rege as emoções básicas e o karma. Esses eantras geralmente são feitos em uma determinada data e hora de acordo com os procedimentos definidos nos vedas.

Yagya

Yagya fornece o caminho para entrar em sua vida, luxo material e luxo espiritual.
Yagya (Yajna) é um antigo ritual de oferta e sublimação dos preparativos à base de plantas (havana sámagri) no fogo. É acreditado que tudo o que é oferecido ao fogo reta Deus.
Yagya é um método baseado na consciência baseado na Índia. Os pandits védicos que têm conhecimento realizam yagya para melhorar os efeitos positivos da vida para determinadas pessoas ou grupos de pessoas, descarregando ou dissolvendo a energia negativa.
Por meio das performances de yagya, os pandits vedáticos especialmente treinados aumentam os efeitos positivos da vida para algumas pessoas ou para um grupo de pessoas e liberam ou dissolvem os efeitos negativos.
No contexto religioso, Yajna ou Yajneshwara ("Senhor de Yajna") é mencionado como um avatar do deus Hindu Vishnu no Bhagavata Purana. Como Yajna, Vishnu é a encarnação do ritual de sacrifício hindu ou Yajna / Yagya.
Procedimento:
Eu. a iluminação e consagração do fogo sacrificial; 
ii. a invocação de uma ou mais divindades; e, 
iii. a fabricação de ofertas com o fogo, em meio à recitação de orações prescritas e mantras.
Alguns Havan comuns (Yagya)
Os rituais de Homa foram realizados por sacerdotes védicos por vários milênios. O seguinte é uma lista ilustrativa de alguns desses rituais de homa:
Objetivo da Cerimônia
  • Aayushya homa para evitar influências malignas presentes na vida de uma criança imediatamente após o nascimento, garantindo assim a longevidade
  • Mrutyunjaya homa para evitar situações que ameaçam a vida, como acidentes e garantir a longevidade da vida
  • Dhanavantri homa para boa saúde
  • Durga homa para cancelar as energias negativas; para autoconfiança
  • Chandi homa For Victory em todos os esforços
  • Gayatri homa para facilitar o pensamento positivo e subsequentemente realizar um bom carma
  • Kritya Pariharana para combater os efeitos da magia negra
  • Ganapati homa para superar obstáculos
  • Lakshmi Kubera homa para riqueza e prosperidade material
  • Thila homa homam realizou-se para evitar os efeitos perversos da alma separada. É realizada apenas uma vez na vida preferencialmente em Rameswaram / Thrupullani (sethu karai)
  • Mangala Samskarana homa para comemorar eventos auspiciosos; para alcançar Moksha
  • Mahadevi homa para a estimulação de um casamento e para a felicidade conjugal entre aqueles que já casaram
  • Navagraha homa para apaziguar os nove planetas e limitar as influências malignas no horóscopo
  • Punyahavachana homa para a nomeação de uma criança
  • Sudarshana homa para o sucesso em uma empresa
  • Santhana Gopala homa por bênçãos para uma criança
  • Rudra homa Se livrar de todas as influências negativas
  • Vastu homa um aquecimento de casa; para incentivar o bom Vastu (energia nos edifícios)
  • Vidya homa para beneficiar estudantes; para facilitar a aprendizagem
  • Vishwa Shanthi homa para paz e harmonia universal, como também harmonia entre o eu e o universo
  • Ritos de purificação de Viraja Homa realizados como parte das cerimônias formais pelas quais uma pessoa toma os votos de renúncia (Sannyas), tornando-se assim um Sanyasi (monge)

Poder Oculto da Botânica

Tantra trata dos usos medicinais e outros usos das plantas. Isso é chamado de "Tântala Kalpa". Algumas das plantas importantes são
Vajara Danti: A planta é conhecida como suas raízes são usadas para limpar os dentes. É uma planta de ervas com um ótimo valor medicinal e tântrico. Se a raiz ou a pele é mantida entre os dentes durante 21 dias, os dentes tornam-se fortes. Se o leite das raízes é absorvido, aumenta o sêmen. Se estiver bêbado durante 21 dias, um é curado de todas as doenças. Flores de gergelim, com flores de lótus e suco de folhas desta planta, em quantidades iguais devem ser misturados e aquecidos no óleo de gergelim. O óleo deve ser usado por 7 dias, o cabelo torna-se grosso e preto.
Aam Tari: esta planta é encontrada em torno de Dehra Dun e na área de Lal Tiba de Mussorie. Tem apenas quatro ou cinco pés de altura e tem folhas pequenas, que brilham durante a noite. Suas folhas mergulhadas em água por três dias e depois moídas para uma pasta, se aplicadas no rosto, mãos e corpo, todas as rugas irão e uma parecerá jovem.
Açafrão preto: É conhecido como Kali Haldi e é usado em Tantrik Sadhana. Esta planta é encontrada em torno do rio Narbada em Madhya Pradesh, em Makwan Pur Dist do Nepal e nas planícies de Vastor.
Danwantri: A planta está disponível na área de Jammu-Kashmir e é chamada como Dhanuri pela população local. A planta tem cerca de três pés de altura e seu crescimento é de cerca de dois pés. Esta planta brilha e brilha como um fogo durante a noite. Suas folhas são apontadas e alguns espinhos são encontrados com suas raízes. O tronco, folhas e suas raízes são muito valiosos e são usados ​​para curar muitas doenças. Não se sente com fome e sede por 24 horas, se alguém tomar apenas uma folha. As folhas frescas feitas em pó se tomadas com leite curam doenças oculares. Sua raiz, se misturada em vegetais e cozidos, remove os tons negruzcos do corpo e do rosto.
O pó de sua raiz processada através da calcinação, se aplicado como uma pasta remove a cor preta ,,,,,,, do corpo e uma nova boa cor do corpo aparece e parece bonito. Um se torna magra se suas raízes são tomadas, o peso também é reduzido por esta planta. Secar suas folhas na sombra e fazer um pó. Este pó, quando misturado com mel e tomado por uma semana, remove a incompatibilidade sexual. Para senhoras, a planta age como mágica. O pó se tomado por eles por um mês os torna lindos e o corpo torna-se magra e atraente. Se a sua raiz é cozida com dal e tomada por 15 dias, ela limpa a pele das manchas e o corpo torna-se atraente. O pó da sua raiz misturada com o cabelo e se esfregou no cabelo, remove o cabelo branco e leva a um crescimento exuberante.
Dev Adali: O suco desta planta com uma quantidade igual de suco de amalaka e duas vezes a quantidade de ghee é levada em uma vasilha de ferro e ligeiramente aquecida com hastes secas de amalaka. Pode ser tomado duas vezes por dia. Deve tomar leite ou leite e arroz. Isso cura a epilepsia, tuberculose, hanseníase e doenças reumáticas. Se uma pitada de Devadali e mostarda é tomada com ghee e água de doenças de Oudumbar (figueira selvagem) de fígado e baço, fístula, icterícia e anemia são curadas. Se o pó é tomado com o pó de aswagandha e ghee, dá ao homem uma vida longa.

Mantras

A palavra "mantra" é sânscrito e significa sílaba sagrada (s) ou palavra (s) sagrada (s). Através da 
literatura, os mantras são descritos como fórmulas vibratórias que são recitadas silenciosamente dentro, falada 
ou cantadas para fora. Existem mantras em sânscrito, bem como em muitas outras línguas asiáticas. A palavra 
OM é um mantra para si e talvez o mais conhecido de todos.
Os mantras são impulsos ou ritmos da consciência. Eles criam vibrações no espírito. Seus efeitos, influência, método e modo de trabalho são todos um mistério.
Em sânscrito, diz-se: "Manana trayate iti mantra". Mantra é o que o salva da repetitividade. Um pensamento repetitivo é uma preocupação. Mantras ajuda a libertá-lo das suas preocupações.
Um mantra é um som preciso, uma freqüência que transmite uma diretiva para a nossa subconsciência. 
Os Mantras são invocados para a entrega de resultados muito específicos e são repetidos um certo número 
de vezes. Esses resultados específicos podem incluir cicatrização, fertilidade, criação de abundância, etc. 
Mantras são usados ​​para abrir o coração e a mente e ajudar a acessar e entrar em um estado de 
maior consciência. Eles são ferramentas perfeitas para alcançar um estado meditativo.
Um mantra pode tornar impossível o possível. Um sadkak simples pode se tornar um grande santo com o poder 
do mantra. Um mantra pode mudar uma situação desfavorável em um favorável.
Como os mantras são vibrações sonoras precisas que produzem padrões geométricos, é imperativo que 
sejam recitados corretamente com a entonação e pronúncia adequadas.
O poder transformador dos mantras está além da percepção comum.
Como os mantras afetam a mente? 
O mantra é como uma semente. Cada semente tem o potencial de se tornar uma árvore. Da mesma forma, essas vibrações sonoras contêm todas as possibilidades de criação. Alguns mantras estão na forma de semente, chamados de mantras bija. Outros são totalmente expressos, ou seja, o fruto do mantra também é expresso, como o Gayatri mantra.
Os mantras são um segredo. O que é mantido em segredo alerta a mente subconsciente. Os mantras funcionam ao nível da consciência. Quando queremos que uma semente brote, precisa ser semeada no solo, escondida, um segredo. Se é simplesmente jogado ao redor, as aves podem consumi-las. Podemos ler e aprender sobre mantras e seus usos de livros e internet, mas isso só irá satisfazer o intelecto e não se traduzir em experiência. 
Mantras e seu impacto em nossa mente
A mente humana muitas vezes foi definida como nosso "cérebro em ação".
Por milhares de anos, os yogues enfatizaram o valor do mantra cantando na estabilização e limpeza 
da mente, levando a um despertar e consciência espiritual mais profunda. A neurociência moderna agora está 
começando a descobrir a relação entre a forma como as palavras são usadas eo impacto no 
funcionamento da mente.
Quando ouvimos, falamos, cantamos ou pensamos um mantra, os lobos frontais do nosso cérebro "acendem" e as 
terminações nervosas se acendem Existe um fluxo aumentado de oxigênio e sangue. Esses lobos frontais são 
responsáveis ​​pelo pensamento, aprendizagem, percepção e emoção.

Tantra

Tantra incorpora duas palavras sânscritas: tanoti (se expande) e trayoti (liberta). É o sistema pelo qual você liberta ou separa os dois aspectos da consciência e da matéria - purusha e prakriti ou Shiva e Shakti. 
Os três principais elementos do tantra são ..
Eu. Poder Oculto da Botânica 

ii. Mantras 
iii. Yantras
"O Tantra é uma encarnação da mais alta forma de cura e sabedoria. O processo funciona quando nosso corpo, respiração, mente e consciência trabalham e endossam-se mutuamente em um padrão equilibrado. são desunidos; Eles correm para funcionar sem muita cooperação coletiva. 
Nós caímos doentes, sentimos que a energia se tornou antiga cedo e, finalmente, morreu.
O Tantra é composto de capacidade para se juntar ao nosso corpo, respiração, mente e 
consciência, permitindo-lhes trabalhar e cumprimentar-se. 
Tantras estão profundamente associados aos mantras. Sem mantras, o tantra não pode ser bem sucedido. Ambos são praticados simultaneamente para alcançar o sucesso no tantra. O Tantra não é uma religião, mas é uma sadhana, uma shastra, constituída pelo tratado de religião compilado pelo Senhor Shiva contendo fórmulas místicas para a conquista de poderes sobrenaturais. 
Os mantras são continuamente sussurrados por um tantrik enquanto executam os rituais enquanto ajudam a energizar tantras para fins específicos. Os mantras produzem vibrações apropriadas dentro de um campo psíquico. Além do mantra, o asana também está intimamente relacionado ao tantra.
Asana é, na verdade, uma dissolução gradual do corpo nos elementos sutis, um processo de involução gradual pelo qual o corpo é identificado com o sentido do cheiro, água com gosto, fogo com visão, ar com toque, éter com som. Estes cinco elementos são fundidos um a um em suas fontes com potenciais de energia e, finalmente, o ego é dissolvido em mahat, o grande. O Sahkti ou a consciência pura constantemente caem em um banho sobre os seres humanos, mas por causa do bombardeio cósmico, é imediatamente transformado e difundido através do corpo.
Ao reunir Shiva shakti, o adepto pode alcançar e aproveitar os benefícios que caem do chakra sahastara, o centro da comunicação diretamente entre o indivíduo e a consciência infinita acima. Também é salientado que todos os rituais devem ser realizados sob a orientação do Guru. Vários tipos de iniciação por um Guru são mencionados em Tantra sastras. Eles são sakti, sambhabi, mantri, anabi, kriyabati, barnamoyee, kalatma, bidhanmdya, etc. Apesar de diferentes tipos de iniciação, todos produzem o mesmo efeito e levam à libertação da escravidão .
A realização do auto ocorre quando as contaminações cármicas, o trance mental, a turbulência intelectual e a turbulência emocional não Chunl o fluxo de nossa luz interior. O Tantra é composto de sistemas que queimam nossas impurezas cármicas e deixam nossa mente clara, nosso intelecto afiado e nossas emoções 
pacíficas. 
Divisão de Tantra
O Tantra é um shastra que indica maneiras de levar as pessoas e as situações ao seu controle através da sadhana. Sadhana shastra contém os vários métodos de sadhana que podem ser divididos em 5 partes.
Pattal: Esta parte detalha a importância, de jaap para desejos, homa, mantra e artigos de homa para um determinado Deva ou Deidade. Uso de mantras se algum também for indicado em 
Paddati: os métodos de sadhana indicados nesta parte, incluem os métodos de tomar banho de manhã para puja jaap mantra, seu uso e métodos de sadhana para ocasiões específicas. 
Kawach: O método que adotamos para apaziguar cada devta através de seus nomes e rezar pela proteção é conhecido como kawach. É uma maneira pela qual o siddhi de devtas é obtido. Kawach é usado depois do japa. Os talismãs são feitos através dele e roupas, etc. também podem ser infundidos para uso em tantra.
Sahastra Nam: implica milhares de nomes. Os versos contém milhares de nomes do devta para o qual se realiza pooja. Indica os vários detalhes de deidades diferentes, etc. Os mantras específicos para siddhi dessas divindades são detalhados nelas. 
Stotra: são os versos de pooja, oração de deidades. Também os métodos são indicados para uso de mantra, método de fazer yantras, uso de medicamentos e outros detalhes foram fornecidos nas stotras.

Meditação da alma

O que é uma alma?
Uma alma é uma entidade espiritual constituída por luz e energia derivada inteiramente da pureza da natureza. É separado do seu corpo, mas uma parte de quem você é como pessoa.
O que significa meditar?
A meditação é a energia focada que você exibe em um pensamento ou viagem singular, sem ter um destino claro em mente.
Portanto, a Meditação da Alma é ...
Alcançando em si mesmo e permitindo que sua alma o guie através de uma jornada espiritual, deixando seu corpo para trás em um estado consciente, porém hibernante.
O que a meditação da alma requer?
Praticar a meditação da alma exige paciência, fé, um lugar confortável para se deitar e o desejo de ser levado para novas alturas espirituais e mentais.
A meditação profunda é para a mente que massagem de tecido profundo é para os músculos. 
A massagem profunda nos tecidos realina as camadas mais profundas dos músculos e dos tecidos conjuntivos - são as mesmas técnicas utilizadas na massagem regular, exceto mais lenta e com maior pressão que se concentra em áreas dolorosas e tensas. A meditação normal é foco de atenção e momentos relativamente breves de quietude mental, mas a meditação profunda se concentra e move sua energia de forma muito deliberada, transcende a consciência física e permite uma mente verdadeiramente silenciosa e silenciosa.
Meditação normal e meditação
profunda A meditação profunda é para a mente o que é a massagem de tecido profundo para os músculos. 
A meditação regular é mais fácil - você fica quieto, os olhos fechados e concentra seus pensamentos em um som ou objeto (um ponto de foco popular é a respiração). A meditação regular acalma e relaxa você. Você se torna geralmente mais feliz, mais calmo, mais autocontrolado e mais pacífico de uma prática diária de meditação.
Depois de um tempo, você pode querer aprofundar. Você pode ouvir sobre meditadores experientes que desejam "aprofundar sua prática" e desenvolver um foco ainda maior, técnicas de autodomínio e técnicas adequadas para sentir a unidade com toda a criação e expandir sua consciência.

Respirações Divinas

A respiração é algo que fazemos diariamente. O corpo, em estado de vida, respira involuntariamente se estamos acordados, dormindo ou exercitando ativamente. A respiração é viver. É uma função vital da vida. No yoga, nos referimos a isso como pranayama. Prana é uma palavra sânscrita que significa força vital e ayama significa extensão ou alongamento. Assim, a palavra "pranayama" se traduz no controle da força vital. Também é conhecido como extensão da respiração. Cada célula em nossos corpos precisa de oxigênio para funcionar corretamente. Portanto, não é surpresa que a pesquisa mostre que uma prática regular de respiração controlada pode diminuir os efeitos do estresse no corpo e aumentar a saúde física e mental global. A respiração é a chave para a vida A respiração não é apenas crítica para o bem-estar físico, também há ligações comprovadas entre a respiração ea função mental adequada. Participe de qualquer (boa) aula de ioga e você perceberá como a atenção à respiração não só fornece energia física, mas também produz um efeito estabilizador e calmante na mente. Tente ficar em Dandayamana Dhanurasana (arco de pé) por um minuto sem atenção à respiração e você verá o que quero dizer! Uma ótima maneira de treinar o corpo para utilizar a respiração de forma mais eficaz ao longo do seu dia, para realizar exercícios de respiração diários. Uma vez que você tenha adotado o hábito de realizar esses exercícios, você encontrará seu corpo naturalmente e sutilmente utilizando a respiração de forma mais eficiente, sem necessidade de nenhuma ação consciente. Uma ótima técnica que foi utilizada por Yogis há milhares de anos, é a técnica de Nadi Shodhana Pranayama. Aprendi essa técnica há vários anos e tornou-se uma força muito poderosa e estabilizadora na minha vida. Eu também pratiquei a técnica extensivamente durante um recente retiro de meditação e jejum em que participei no Colorado. Eu acho que o maior nível de estresse que você tem em sua vida, mais impactante o efeito de tal suspiro. Impacto no corpo etéreo Nadi Shodhana Pranayama é conhecido como "o doce suspiro", e é uma forma simples de respiração nasal alternativa. "Nadi" é um termo sânscrito e significa "fluxo, movimento ou vibração". "Shodhana" significa "limpar ou purificar". Pranayama significa "expansão de Prana, ou força vital". Nadi, de acordo com antigos escritos indianos, são canais que permitem que "Prana" flua em todo o corpo para nutrir cada célula. Prana é uma "força vital" que é necessária para a vida. Pense nos Nadis como o sistema de irrigação do nosso corpo. Quando nosso Nadi é limpo e aberto, o Prana pode fluir suavemente e nós somos energizados e saudáveis. Quando os nossos Nadi estão entupidos, nos sentimos letárgicos e contrai doenças e doenças. Estes Nadi, é claro, não são visíveis a olho nu, ou instrumentos científicos. Eles existem no domínio meta-físico. Para o Yogi, a crença neste corpo sutil (não físico) é parte integrante da vida. A prova não é necessária à medida que o resultado final é experimentado. Com a experiência de primeira mão desta verdade, a prova científica não é necessária. No entanto, para muitas pessoas de mentalidade científica, pode ser natural querer uma prova antes de se comprometer com essa crença. Felizmente, essa prova existe. A palavra Pranayama consiste em duas partes: prana e ayama. Ayama significa alongamento, extensão, expansão, comprimento, largura, regulação, prolongamento, restrição e controle e descreve a ação de Pranayama. Prana é energia, quando a força auto-energizante abraça o corpo. Quando esta força auto-energizante abraça o corpo com extensão, expansão e controle, é Pranayama.

Pessoal, queria pedir um minuto da atenção de vocês para apresentar a história do Felipe. Ele tem 26 anos e precisa muito da nossa ajuda! Ele teve um aneurisma e precisou de aposentar por invalidez devido as sequelas da cirurgia, tem muita dificuldade para falar e não consegue mais andar.
Queria pedir a ajuda de vocês! ele precisa de uma cama hospitalar, roupas de cama e de um fisioterapeuta. ele ainda sente muita dores na cabeça, mora em um apartamento no terceiro andar com difícil acessibilidade por isso a necessidade de um Home care. Tenho certeza que juntos podemos ajudar! se vocês puderem fazer alguma doação, ou conhecem alguém que possa ajudar, cada um ajuda com o que pode me chamem  pelo telefone 17992300564-1732381475  ou voce pode depositar sua doação ag 0023-c/c 0159723-0- Gratidão que Deus te abençoe