"Om Shrim", by Saravtar - Official Music Video: Celestial Communication
Mantra sânscrito: Om Shrim Maha Lakshmiyei Namaha
Om Shrim Maha Lakshmiyei Swaha
Significado:
* “Saudações à grande Deusa Lakshmi, personificação da energia sustentadora.” * “Saudações àquela que manifesta todo tipo de abundância.”
Cada palavra do mantra tem significado:
* Shreem é o som-semente da energia ou abundância de Lakshmi. * Maha é uma palavra Sanskirt que significa "ótimo". * Lakshmiyei é o nome formal da deusa. * Namaha é uma saudação que significa "Eu me curvo ou sintonizo para você".
Às vezes, o mantra termina com Swaha ao invés de Namaha. A diferença é sutil, mas Swaha é uma saudação que significa “Testifico”, ou “É assim, à medida que o chamado é ouvido e se concretiza”.
O Ritual do Fogo - Versão Curta
O Ritual do Fogo - Versão Curta
“A Meditação não é um fazer, mas algo que acontece.”
No começo, a fórmula curta do Ritual do Fogo deve ser usada pelos grupos. Não leva mais de sete minutos. Quanto mais simples algo é, maior é a probabilidade de ser feito. Esta versão curta do ritual é uma boa maneira de entrar em contato com o fogo. A medida que conhecemos o fogo, o ritual pode se tornar mais elaborado.
O Ritual do Fogo deve ser feito em direção ao leste. Essa direção é a primeira escolha e a segunda é o norte. O norte é silêncio e o leste é luz. O norte representa o Deus Absoluto e o leste, Deus como Luz. Portanto, o arco entre o norte e o leste é muito auspicioso. É por isso que o ponto do meio entre o norte e o leste é o nordeste. Esse é o lugar onde a existência se torna consciência, chamado Ishana. É o ponto onde o Senhor sai do estado absoluto e entra no estado de luz. A área na nossa casa onde fica o nordeste deve ser considerada um espaço muito sagrado e auspicioso. É onde o Senhor entra. A luz entra do leste. O nordeste é o Deus Masculino-Feminino, o leste é feminino e o norte é masculino. Esse ritual pode ser feito voltado para o leste ou o norte ou qualquer ponto entre essas duas direções. O altar deve ser localizado nessa parte da casa ou nessa parte do aposento.
É importante tomar banho e vestir roupas limpas antes de qualquer ritual.
O material necessário para a versão curta do Ritual do Fogo é:
- Um recipiente pequeno
- Uma vareta de incenso
- 21 varetas de madeira para fazer sete triângulos
- Sete varetas de madeira para a oferenda
- Um pedaço de cânfora
- Uma xícara de ghee (manteiga clarificada)
Antes de começar o Ritual do Fogo, faça sete triângulos um em cima do outro com as 21 varetas de madeira entoando o mantram “OM NAMO NARAYANAYA”. Normalmente, o Purusha Sukta e o Sri Sukta são recitados durante a construção dos sete triângulos. Mas aqui, o mantram Narayana é o suficiente para fazer os sete triângulos. Depois de construir os sete triângulos, use o incenso para acender o pedaço de cânfora que foi colocado no meio dos triângulos. Em seguida, repita sete vezes o mantram:
Om Agnim Vratapatim
Âvâhayâmi Sthâpayâmi Pujayâmi
(sete vezes)
O significado do mantram é:
Ó Senhor Agni, Senhor dos Rituais,
Aqui te Invoco, te estabeleço e te adoro.
Em seguida, ofereça as sete varetas de madeira como combustível, uma de cada vez, e repita o mantram:
Agnaye Swâhâ
Agnaya Idam Na Mama
(sete vezes)
O significado do mantram é:Ó Senhor Agni te ofereço as varetas de madeira como combustível.
São para o Senhor e não para mim.
Swâhâ.
Oferecemos a Agni uma vareta de madeira para que seja consumida. É para o Senhor e não para nós. Faça isso sete vezes. No momento de dizer Swâhâ, coloque uma das varetas de madeira no fogo como combustível. O Senhor Agni fica satisfeito de receber a oferenda quando utilizamos o mantram Swâhâ.
Depois de fazer isso sete vezes, o 18o Hino do Isa Vasya Upanishad deve ser entoado. Com esse hino, rogamos ao Senhor Agni que mostre o caminho certo e elimine os caminhos errados:
Agne Naya Supadhârâye Asmân
Viswâni Deva Vayunâni Vidwân
Yuyodhya Asmad Juhurânâm Eno
Bhuistân Te Nama Uktim Vidhema
(uma vez)
O significado do mantram é:
Ó Senhor Agni, Deus Supremo,
Que conhece os caminhos emaranhados da criação!
Nos leve pelo caminho simples da retidão até a felicidade.
Destrua o carma do nosso passado.
Retire a atração por caminhos que levam à incerteza e ignorância.
Receba, Senhor, nossa adoração.
Por último, repita:
Loka Samastha Sukhino Bhavantu
(três vezes)
Om Shânthi, Shânthi, Shânthihi
O ritual todo não leva mais do que sete minutos. Mesmo antes de acender o fogo você constrói os sete triângulos com as 21 varetas de madeira, entoando o Mantram Narayana. Em seguida, você canta o primeiro mantram para invocar a chama. Depois o segundo mantram é repetido enquanto você oferece as varetas de madeira à chama. Por último, você entoa o terceiro mantram rogando ao Senhor Agni ser levado até o caminho da retidão.
Inicialmente, você pode fazer o Ritual do Fogo no domingo ao amanhecer, como parte de sua oração da manhã. É importante que o ritual seja feito regularmente porque isso traz muito energia. Você pode fazer uma vez por semana, a cada duas semanas ou uma vez por mês. Você pode aumentar o número de vezes que o ritual é feito de acordo com o grau de satisfação que você sente. É muito bom fazer o ritual durante os signos de Áries, Leão e Sagitário porque são signos de fogo. Os dias dos solstícios e dos equinócios também são muito importantes para realizar o ritual.
Utilize um recipiente de cobre e varetas de madeira com o comprimento do seu dedo indicador. Um recipiente de cobre é considerado o melhor. Ás vezes pode ser feito em um recipiente de aço inoxidável. O aço inoxidável é considerado como o ferro mais purificado, mas cobre é geralmente o preferido. Antigamente, o Ritual do Fogo era feito ao ar livre. Agora é feito dentro de casa. Normalmente, quando é feito ao ar livre, limpamos o local onde será feito, colocamos argila e, em cima da argila, colocamos farinha de arroz. A área é cercada com tijolos e nos tijolos fazemos desenhos com farinha de arroz. Depois, com varetas de madeira, construímos sete triângulos um em cima do outro. Um recipiente pode ser usado se for mais conveniente. Utilizamos ghee (manteiga clarificada) como combustível.
De preferência as varetas devem ser feitas de madeira de árvores sagradas como o fícus, a mangueira ou o nim. A melhor madeira é sândalo mas é muito mais caro. Pode ser qualquer madeira aromática. Quando estamos na Europa, utilizamos a madeira do pinheiro, que é uma árvore muito sagrada. A chama deve espalhar o aroma. Quanto mais aromático melhor porque a oferenda é para Agni.
Você pode colocar as cinzas do Ritual do Fogo no três centros superiores, isto é, o centro Ajna, laríngeo e cardíaco ou comer um pouco como Prasadam.
Você pode utilizar o incenso do ashram de Sri Aurobindo, do ashram de Sathya Sai Baba chamado Shivam ou o incenso da WTT, cuja fórmula foi criada por Mestre EK. Nenhum desses incensos contém substâncias químicas e os aromas são naturais. Geralmente os incensos feitos em ashrams são preparados com muita dedicação e intenção voltadas para o divino. Não têm muitas vibrações comerciais. Se você usar incenso, é melhor comprá-lo de um ashram e não de qualquer outro fabricante.
Texto para a Versão Curta
Om Agnim Vratapatim Âvâhayâmi Sthâpayâmi Pujayâmi (sete vezes) | |
Agnaye Swâhâ Agnaya Idam Na Mama (sete vezes) | |
Agne Naya Supadhârâye Asmân Viswâni Deva Vayunâni Vidwân Yuyodhya Asmad Juhurânâm Eno Bhuistân Te Nama Uktim Vidhema (uma vez) | |
Loka Samastha Sukhino Bhavantu (três vezes) Om Shânthi, Shânthi, Shânthihi | |
Asatoma Sadgamaya - Fazendo a vida funcionar
Neste local, Sadhguru escreve sobre Asatoma Sadgamaya como um lembrete para passar da inverdade para a verdade. Ele aponta o caminho para sair da luta e da miséria auto-infligida para uma vida de sucesso e bem-estar. Ele diz: “Se você não está enraizado dentro de você, continuará fazendo coisas que, no final das contas, trabalharão contra você”.
Geralmente insisto que sempre que houver uma reunião em Isha, eles cantem Asatoma Sadgamaya. Não se trata de estabelecer uma cultura. Asatoma Sadgamaya é uma invocação e um lembrete para ver se o que você cria funciona para o bem-estar de todos ou não. Isso se aplica a tudo o que criamos - seja dentro de nós em termos de pensamentos e emoções, ou fora para ganhar dinheiro, fazer negócios e ganhar a vida, ou, em uma escala maior em termos de política, economia, guerras, etc. Qualquer que seja a situação, a questão fundamental é: está funcionando para o bem-estar de todos ou não? Ou, pelo menos, está funcionando para um grande número de pessoas? Se você quer fazer algo do jeito que funciona, precisa descobrir a verdade sobre esse aspecto da vida, tanto em termos do mundo ao seu redor quanto de sua natureza interior.
Yoga é sobre como mudar para uma vida onde tudo funciona melhor - seu corpo, sua mente, suas energias, suas emoções e até mesmo as situações ao seu redor. Se você seguir esta ordem - primeiro você descobre como o corpo funciona, então o que faz sua mente funcionar, o que torna suas emoções agradáveis, o que faz suas energias acontecerem bem, então descobrir o que faz o mundo funcionar bem não exige muito esforço . Mas agora, criamos uma situação social em que você não se importa como seu corpo e sua mente funcionam - você só quer que sua conta bancária funcione. Você está fadado a sofrer. Se você tentar andar sem fortalecer as pernas, é claro que vai esfregar o rosto no solo. Acertar nossas prioridades é o mais importante.
Estou interessado em qualquer coisa que funcione, e as máquinas geralmente funcionam. É por isso que às vezes leio anúncios de carros, mas o que geralmente encontro é tudo sobre os extras, o aparelho de som, o estofamento e a pintura especial. Hoje em dia, é claro, como as pessoas são paranóicas com sua segurança, também se trata do tipo de airbag que possui. Nem uma palavra sobre o motor, transmissão ou dinâmica de direção. Isso é sintomático da vida que a maioria das pessoas vive. Eles estão interessados em aparência e gadgets. As pessoas têm seguro de vida, mas não têm vida. Eles estão garantindo sua miséria.
O processo espiritual consiste em mudar suas prioridades e alinhar tudo a seu respeito de modo que tudo funcione bem. Se você não definir suas prioridades corretamente, nem mesmo saberá como se sentar em paz. Quase noventa por cento da população precisa de uma lição sobre como ser pacífica. Uma vaca e um burro podem sentar-se pacificamente quando o estômago está cheio, mas os humanos estão lutando contra isso. Sem ajuda externa, as pessoas causam enorme sofrimento a si mesmas. Se acontecer algo que eles não querem, as pessoas vão sofrer. Se algo que eles querem não acontecer, eles vão sofrer ainda mais. O processo espiritual não é ir a algum outro lugar - é colocar tudo na perspectiva certa. Se você ver tudo como está, as prioridades se organizarão de acordo.
Se você deseja cultivar uma árvore, deve prestar atenção às partes visualmente mais óbvias - as folhas, os galhos e o tronco - ou deve nutrir a raiz não tão óbvia? Talvez quarenta anos atrás, quando eu tinha uma fazenda perto de Mysore, alguém veio até mim e tentou me vender o que alegou ser uma solução milagrosa. Eu tinha muitas mangueiras no meu jardim, e disseram que se eu borrifar essa solução nas frutas, elas ficarão enormes. Eu ainda não era iluminado naquela época, mas tinha bom senso. Seu slogan era “Fruta, não raiz”. Essa ideia era tão ridícula que se tornou uma piada comum em nossa região. Assim que perceberam isso, desistiram do projeto. O oposto é verdadeiro. Se você nutrir a raiz, não precisará se preocupar com a fruta - ela virá naturalmente.
Outro dia, conheci alguém e perguntei, brincando: "Então, eles estão elogiando você pelo que você está fazendo?" Eles responderam: “Faça o que fizer, ninguém nunca elogia você por nada em Isha. Eles apenas dizem o que há de errado. ” Eu disse: “Isso é bom se eles aprenderam essa cultura comigo. Só o que não está funcionando precisa de atenção. ” Não preciso elogiar você pelo que está fazendo bem. De qualquer forma, as frutas virão e você irá prová-las. Se o que você fizer não estiver de acordo com os fundamentos da criação, não funcionará. É a força da raiz que produz o fruto. Mesmo se você vier com alguma fórmula que irá explodir artificialmente a fruta em alguns dias, não sabemos que tipo de efeito isso terá na árvore e na raiz.
Espiritualidade significa entender que se trata da raiz, não do fruto. É como se o Gita dissesse que você não deve se preocupar com o fruto da ação. Também diz yogastha kuru karmani. Primeiro estabeleça-se na ioga, depois faça o que quiser - funcionará. Estar enraizado na ioga significa estar enraizado na união. Você é um com tudo ao seu redor. Com esta consciência, faça o que quiser. A consciência não é uma ideologia. Se você está enraizado na experiência da ioga, então, faça o que fizer, encontrará o fruto da vida.
O fruto que virá depende do tipo de árvore que você é. Se você é um coqueiro visualizando uma manga, está fadado ao fracasso. Se vier um coco, você não o reconhecerá como uma fruta. Eu vejo isso acontecer com muitas pessoas. As melhores coisas acontecem, mas eles não têm cérebro para reconhecê-las. Eles querem algo mais que nunca vai acontecer com eles. A vida se perde se você não sabe saborear o fruto que está aqui e, em vez disso, procurar outro fruto que nunca virá. Expectativas erradas levam as pessoas à loucura. Isso está acontecendo porque as sociedades se tornaram orientadas para objetivos. As pessoas não estão interessadas em como deveriam ser, mas no que deveriam ter. A sociedade hoje reconhece você pelo que você tem, não por quem você é. Se você chamar alguém de "grande homem", isso não significa que ele tem um grande cérebro, um grande coração, ou muita sabedoria - significa que ele tem um bolso grande. "O que ele tem?" é a única coisa que parece importar hoje. As pessoas pensam que a única maneira de se aprimorarem é por meio de acumulações.
Tudo o que temos, nós roubamos da terra. Temos que fazer isso para nossa sobrevivência até certo ponto. Mas se todos nós soubéssemos como sentar aqui absolutamente extasiados, faríamos tudo apenas na medida do necessário - nada mais, nada menos. Quando quem você é é determinado pelos móveis e coisas que tem ao seu redor, você está fazendo tudo em excesso, destruindo o planeta. Você não pode controlar isso, porque o que uma pessoa pensa é um luxo, outra pensa que é obrigatório. As percepções diferem dependendo das experiências sociais de cada um. Mas isso não determina a natureza da sua vida. É por isso que Asatoma Sadgamaya. Primeiro, estabeleça-se na verdade e, em seguida, explore o mundo ao seu redor. Se você não estiver enraizado em você, continuará fazendo coisas que, no final das contas, trabalharão contra você.
Amor e Graça,
Sadhguru
COMANDO PARA SHIVA NATARAJA -
COMANDO PARA SHIVA NATARAJA -
Invocação:
Em nome da Amada Poderosa Presença de Deus, EU SOU O QUE EU SOU, e pelo poder da chama trina em meu coração, eu chamo e comando o Senhor Shiva para nos libertar aqui e agora de tudo o que for menos que a Vontade de Deus.
* Desça agora o Fogo de Shiva (3x) * SHIVA! SHIVA! SHIVA OM! SHIVA OM! SHIVA OM! (3x)
* Que venha agora a manifestação física de Deus, o Fogo consumidor de todo o mal e de toda a imperfeição humana (3x) - (pare a gravação depois da invocação para fazer pedidos específicos de libertação de todos os medos, vícios, dúvidas e imperfeições...)
1 - Venha agora Senhor Shiva a realidade nos mostrar;
libertar-nos do medo e do ódio para à vitória nos guiar.Refrão : EU SOU o fogo de Shiva; EU SOU um fogo consumidor;
EU SOU a chama do conforto; EU SOU o poder regenerador.2 - EU SOU o raio rubi, como um laser flamejante;
percorrendo toda a Terra, libertando neste instante.3 – Shiva, Shiva Nataraja; com seu grande e intenso amor;
dissolvendo o ódio e a guerra; onde houver morte e terror.4 - Os ventos do Espírito Santo na Terra varrem a maldade,
levando o conhecimento; para toda a humanidade.Coda: Na Sagrada Montanha Kailasa; Senhor Shiva o Benigno;
Shiva ! Shiva ! Shiva ! Shiva ! Om Namah ShivayaSelamento - Que a Poderosa Presença EU SOU em mim, sele toda energia agora magnetizada, para que seja utilizada de acordo com a vontade de Deus e somente a vontade de Deus. Assim seja, em nome do Pai, da Mãe, do Filho e do Espírito Santo. Amém.