» Mantras » Mantras para estados interiores específicos
A prática de mantras é tradicionalmente realizada em uma das dua
s seguintes modalidades: a disciplina da quarenta dias ou a meta de um determinado número de repetições. Para obter melhores resultados na transformação de um padrão profundamente arraigado, o primeiro mantra deve ser recitado o mais freqüentemente possível por um período de quarenta dias consecutivos e o segundo por outro período de quarenta dias e o último por mais quarenta dias. A disciplina completa envolverá, portanto, um total de 120 dias.
Uma abordagem menos extensa, porém mais incrementada, também pode funcionar. Em vez de recitar cada mantra o máximo possível de vezes durante quarenta dias, recite-o durante vinte dias e passe para o seguinte. O programa total levará sessenta dias. Então para e veja o que acontece. Essa modalidade é chamada como “método 20+20+20″.
Não inicie outra prática como essa por pelo menos duas semanas. Isso lhe proporcionará certo distanciamento para avaliar seu progresso. Tambémdurá um descando à sua mente e personalidade. Elas se esforçam arduamente. Dê-lhes agora uma pausa para descansar. Depois de duas demanas, se você vê algum progresso que o inspira e gostaria de prosseguir trabalhando com o mesmo ou outro estado, recomece a prática.
Se você é daquelas pessoas que preferem colocar o pé na água antes de mergulhar, outro modo de começar a experimentar mantras para mudar estados interiores negativos e crônicos e reservar um tempo duas vezes por dia para praticar. Use o método 20+20+20, mas em lugar de repetir o mantra o máximo de vezes possível, repita-o 108 vezes pela manhã e outras tantas à noite. Nos primeitos vinte dias, trabalhe com o primeiro mantra duas vezes por dia em vez de durante o dia todo enquanto realiza suas atividades corriqueiras. No segundo período de vinte dias, trabalhe com o mantra “bálsamo” ou “ungüento” da mesma maneira: 108 repetições duas vezes por dia. No terceiro período de vinte dias, faça o mesmo com o mantra Shanti. Essa disciplina de sessenta dias vai proporcionar-lhe uma boa prova dos mantras e de como eles funcionam. Os resultados variam de pessoa para pessoa.
Estado interior Nome Mantra
Agitação Sam-Bhrama Shante Prashante Sarva Sam-Bhrama
Upasha Mani Swaha
Arrogância Dambha Shante Prashante Sarva
Dambha Upasha Mani Swaha
Avareza Lobha Shante Prashante Sarva Lobha
Upasha Mani Swaha
Aversão/Asco Ghrina Shante Prashante Sarva Ghrina
Upasha Mani Swaha
Ciúme Irsha Shante Prashante Sarva Irsha
Upasha Mani Swaha
Desânimo/Depressão Kheda Shante Prashante Sarva Kheda
Upasha Mani Swaha
Desconfiança/Suspeita Avish-Vasa Shante Prashante Sarva Avish-Vasa
Upasha Mani Swaha
Desejo obsessivo Kama Shante Prashante Sarva Kama
Upasha Mani Swaha
Falsidade Kapata-Ta Shante Prashante Sarva Kapata-Ta
Upasha Mani Swaha
Ignorância/Ilusão Moha Shante Prashante Sarva Moha
Upasha Mani Swaha
Inconstância Pishu-Nata Shante Prashante Sarva Pishu-Nata
Upasha Mani Swaha
Inveja Matsarya Shante Prashante Sarva Matsarya
Upasha Mani Swaha
Mágoa Shoka Shante Prashante Sarva Shoka
Upasha Mani Swaha
Medo Bhaya Shante Prashante Sarva Bhaya
Upasha Mani Swaha Bhaya
Orgulho Mada Shante Prashante Sarva Mada
Upasha Mani Swaha
Preguiça Shu-Shupti Shante Prashante Sarva Shu-Shupti
Upasha Mani Swaha
Presunção Ahankara Shante Prashante Sarva Ahankara
Upasha Mani Swaha
Raiva (em geral) Krodha Shante Prashante Sarva Krodha
Upasha Mani Swaha
Raiva (entre duas pessoas) Mah-na Shante Prashante Sarva Mah-na
Upasha Mani Swaha
Tristeza Vishada Shante Prashante Sarva Vishada
Upasha Mani Swaha
Vergonha Laja Shante Prashante Sarva Laja
Upasha Mani Swaha
Nem estes mantras nem os programas de 60 e 120 dias devem jamais serem impostos a ninguém. Não se deve sem tentar persuadir alguém a praticá-los. Se você se sentir atraído a usar estas fórmulas de mantras, inicie a sua disciplina. Se você achar que alguém poderia ser beneficiado por esse método de mudança dos estados emocionais, recomende-o. Mas lembre-se de que estará atuando sobre o karma. Isso significa que nada deve ser forçado. Como dizem os orientais, “Não se pode arrancar a pele de uma cobra. Ela deve cair por si mesma”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário