O Ritual do Fogo - Versão Curta

 

O Ritual do Fogo - Versão Curta

“A Meditação não é um fazer, mas algo que acontece.”


No começo, a fórmula curta do Ritual do Fogo deve ser usada pelos grupos. Não leva mais de sete minutos. Quanto mais simples algo é, maior é a probabilidade de ser feito. Esta versão curta do ritual é uma boa maneira de entrar em contato com o fogo. A medida que conhecemos o fogo, o ritual pode se tornar mais elaborado.

O Ritual do Fogo deve ser feito em direção ao leste. Essa direção é a primeira escolha e a segunda é o norte. O norte é silêncio e o leste é luz. O norte representa o Deus Absoluto e o leste, Deus como Luz. Portanto, o arco entre o norte e o leste é muito auspicioso. É por isso que o ponto do meio entre o norte e o leste é o nordeste. Esse é o lugar onde a existência se torna consciência, chamado Ishana. É o ponto onde o Senhor sai do estado absoluto e entra no estado de luz. A área na nossa casa onde fica o nordeste deve ser considerada um espaço muito sagrado e auspicioso. É onde o Senhor entra. A luz entra do leste. O nordeste é o Deus Masculino-Feminino, o leste é feminino e o norte é masculino. Esse ritual pode ser feito voltado para o leste ou o norte ou qualquer ponto entre essas duas direções. O altar deve ser localizado nessa parte da casa ou nessa parte do aposento.

É importante tomar banho e vestir roupas limpas antes de qualquer ritual.

O material necessário para a versão curta do Ritual do Fogo é:

  • Um recipiente pequeno
  • Uma vareta de incenso
  • 21 varetas de madeira para fazer sete triângulos
  • Sete varetas de madeira para a oferenda
  • Um pedaço de cânfora
  • Uma xícara de ghee (manteiga clarificada)

Antes de começar o Ritual do Fogo, faça sete triângulos um em cima do outro com as 21 varetas de madeira entoando o mantram “OM NAMO NARAYANAYA”. Normalmente, o Purusha Sukta e o Sri Sukta são recitados durante a construção dos sete triângulos. Mas aqui, o mantram Narayana é o suficiente para fazer os sete triângulos. Depois de construir os sete triângulos, use o incenso para acender o pedaço de cânfora que foi colocado no meio dos triângulos. Em seguida, repita sete vezes o mantram:



Om Agnim Vratapatim
Âvâhayâmi Sthâpayâmi Pujayâmi
(sete vezes)


O significado do mantram é:

Ó Senhor Agni, Senhor dos Rituais,
Aqui te Invoco, te estabeleço e te adoro.


Em seguida, ofereça as sete varetas de madeira como combustível, uma de cada vez, e repita o mantram:

Agnaye Swâhâ
Agnaya Idam Na Mama
(sete vezes)


O significado do mantram é:Ó Senhor Agni te ofereço as varetas de madeira como combustível.
São para o Senhor e não para mim.
Swâhâ.


Oferecemos a Agni uma vareta de madeira para que seja consumida. É para o Senhor e não para nós. Faça isso sete vezes. No momento de dizer Swâhâ, coloque uma das varetas de madeira no fogo como combustível. O Senhor Agni fica satisfeito de receber a oferenda quando utilizamos o mantram Swâhâ.

Depois de fazer isso sete vezes, o 18o Hino do Isa Vasya Upanishad deve ser entoado. Com esse hino, rogamos ao Senhor Agni que mostre o caminho certo e elimine os caminhos errados:



Agne Naya Supadhârâye Asmân
Viswâni Deva Vayunâni Vidwân
Yuyodhya Asmad Juhurânâm Eno
Bhuistân Te Nama Uktim Vidhema
(uma vez)


O significado do mantram é:

Ó Senhor Agni, Deus Supremo,
Que conhece os caminhos emaranhados da criação!
Nos leve pelo caminho simples da retidão até a felicidade.
Destrua o carma do nosso passado.
Retire a atração por caminhos que levam à incerteza e ignorância.
Receba, Senhor, nossa adoração.


Por último, repita:
Loka Samastha Sukhino Bhavantu
(três vezes)
Om Shânthi, Shânthi, Shânthihi


O ritual todo não leva mais do que sete minutos. Mesmo antes de acender o fogo você constrói os sete triângulos com as 21 varetas de madeira, entoando o Mantram Narayana. Em seguida, você canta o primeiro mantram para invocar a chama. Depois o segundo mantram é repetido enquanto você oferece as varetas de madeira à chama. Por último, você entoa o terceiro mantram rogando ao Senhor Agni ser levado até o caminho da retidão.

Inicialmente, você pode fazer o Ritual do Fogo no domingo ao amanhecer, como parte de sua oração da manhã. É importante que o ritual seja feito regularmente porque isso traz muito energia. Você pode fazer uma vez por semana, a cada duas semanas ou uma vez por mês. Você pode aumentar o número de vezes que o ritual é feito de acordo com o grau de satisfação que você sente. É muito bom fazer o ritual durante os signos de Áries, Leão e Sagitário porque são signos de fogo. Os dias dos solstícios e dos equinócios também são muito importantes para realizar o ritual.

Utilize um recipiente de cobre e varetas de madeira com o comprimento do seu dedo indicador. Um recipiente de cobre é considerado o melhor. Ás vezes pode ser feito em um recipiente de aço inoxidável. O aço inoxidável é considerado como o ferro mais purificado, mas cobre é geralmente o preferido. Antigamente, o Ritual do Fogo era feito ao ar livre. Agora é feito dentro de casa. Normalmente, quando é feito ao ar livre, limpamos o local onde será feito, colocamos argila e, em cima da argila, colocamos farinha de arroz. A área é cercada com tijolos e nos tijolos fazemos desenhos com farinha de arroz. Depois, com varetas de madeira, construímos sete triângulos um em cima do outro. Um recipiente pode ser usado se for mais conveniente. Utilizamos ghee (manteiga clarificada) como combustível.

De preferência as varetas devem ser feitas de madeira de árvores sagradas como o fícus, a mangueira ou o nim. A melhor madeira é sândalo mas é muito mais caro. Pode ser qualquer madeira aromática. Quando estamos na Europa, utilizamos a madeira do pinheiro, que é uma árvore muito sagrada. A chama deve espalhar o aroma. Quanto mais aromático melhor porque a oferenda é para Agni.

Você pode colocar as cinzas do Ritual do Fogo no três centros superiores, isto é, o centro Ajna, laríngeo e cardíaco ou comer um pouco como Prasadam.

Você pode utilizar o incenso do ashram de Sri Aurobindo, do ashram de Sathya Sai Baba chamado Shivam ou o incenso da WTT, cuja fórmula foi criada por Mestre EK. Nenhum desses incensos contém substâncias químicas e os aromas são naturais. Geralmente os incensos feitos em ashrams são preparados com muita dedicação e intenção voltadas para o divino. Não têm muitas vibrações comerciais. Se você usar incenso, é melhor comprá-lo de um ashram e não de qualquer outro fabricante.

Texto para a Versão Curta

Om Agnim Vratapatim
Âvâhayâmi Sthâpayâmi Pujayâmi
(sete vezes)
Agnaye Swâhâ
Agnaya Idam Na Mama
(sete vezes)
Agne Naya Supadhârâye Asmân
Viswâni Deva Vayunâni Vidwân
Yuyodhya Asmad Juhurânâm Eno
Bhuistân Te Nama Uktim Vidhema
(uma vez)
Loka Samastha Sukhino Bhavantu
(três vezes)
Om Shânthi, Shânthi, Shânthihi

Um comentário: