"KIRTAN KRIYA"
Ative sua Memória - Mantra SA TA NA MA
- Proporciona equilíbrio mental total.
- Aumenta a capacidade de concentração.
- Desenvolve a criatividade e abre a intuição.
- Liberta a mente de suas limitações habituais.
- Ajuda a remodelar a mente para pensamentos positivos e otimistas.
- Ajuda a libertar a mente do medo e da raiva.
- Tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso.
ATIVE SUA MEMÓRIA
O Yoga oferece ferramentas para melhorar a memória e a concentração - e transforma a maneira como você pensa.
“É espantoso”, diz Dharma Singh Khalsa, autor de Longevidade do Cérebro, presidente e diretor do departamento médico da Fundação Prevenção e Pesquisas sobre Alzheimer (EUA). “Há 15 anos, existiam 4 milhões de pessoas com Alzheimer, hoje já são 5,2 milhões e este número está subindo. Creio que o estresse e o estilo de vida são as causas principais.”
Mas há boas notícias também: cientistas têm percorrido um longo caminho para entender o que funciona para aperfeiçoar as funções do cérebro. Alguns estudiosos dizem que o Yoga - com a combinação de exercícios, meditação, relaxamento e concentração - pode ser um grande antídoto para as aflições da mente.
Estudos recentes publicados em periódicos como “Science e Journal of Neuroscience” mostraram que exercícios podem estimular a geração de novas células do cérebro - e elas podem migrar de uma área para outra. “Isso é uma evidência de que você pode mudar, além de moldar e formar a mente: você pode literalmente criar um novo cérebro,” conclui Khalsa.
Mas os mesmos estudos mostram que as novas células do cérebro não permanecem se você ficar o tempo todo estressado. O professor Khalsa diz que para criar e mantê-las, é preciso movimentar o corpo, trabalhar com a mente e gerenciar o estresse. E é aí que o Yoga entra.
RECEITA PARA O CÉR EBRO
Khalsa é professor de Kundalini Yoga, uma forma ativa de prática que relaciona movimento e respiraçã o. Ele diz que esta prática pode ser vigorosa o bastante para promover neurogênese. Khalsa acredita que o KIRTAN KRYA (uma meditação simples que combina elementos yóguicos de meditação, mudra, kirtan e mantra) ajuda a aumentar e proteger as células do cérebro.
A prática tem sido estudada pelo Centro de Espiritualidade e Mente da Universidade da Pensilvânia, sob a supervisão de Andrew Newberg, um famoso neurocientista. Apesar de os resultados finais ainda não terem sido publicados, as descobertas preliminares - que já foram apresentadas duas vezes em encontros da Associação de Alzheimer - parecem promissoras. “Prescrevemos 12 minutos de Kirtan Kriya para pessoas com perda de memória todos os dias e, depois de oito semanas, você pode ver as imagens depois da meditação, o fluxo de sangue para o lóbulo frontal - a área responsável pela atenção, concentração e foco - está restabelecido.”
A descoberta da neuroplasticidade e da neurogênese foi a boa novidade para a medicina ocidental, mas não para os yogis. “Há um livro, Train Your Mind, Change Your Brain,em que a ideia realmente ajusta-se ao ideal yóguico”, diz Gary Kraftsow, diretor do Instituto Americano de Viniyoga e autor de Yoga for Wellness (sem tradução no Brasil). “O Yoga usa a respiração, o corpo, a mente e o som juntos para provocar mudanças. Quando integramos respiração, movimento e outros exercícios, como entoar mantras, a mente se torna mais focada e clara, as emoções se tornam mais equilibradas e a função neuromuscular melhora.”
De acordo com Joan Shivarpita Harrigan, diretor do Patañjali Kundalini Yoga Care, em Knoxville, Tennessee, “se você praticar regularmente, pode mudar os padrões do sistema nervoso autônomo com o tempo. Pode mudar a fisiologia, os hormônios e os neurotransmissores do cérebro e criar uma fundação mais pacífica e clara. A mente se tornará mais forte, então as pessoas não serão suscetíveis a di strações e influências de negatividade e confusão que nos cercam.”
Panj Shabad - Mantra SA TA NA MA
que signif ica os cinco (panj) sons primordiais / elementares (shabad) - a saber, T, S, N, M, A - na forma da palavra original, onde:
SA - nascimento, infinito, o cosmos,
TA - vida, a existência
NA - morte
MA - renascimento
Canta-se o mantra nas três linguagens de consciência:
1. humano - coisas, o mundo; voz normal ou alto
2. amantes - anseio de pertencer; sussurro forte
3. divino - o infinito: mental (silêncio)
Este mantra é repetido em cinco fases nesta meditação:
1. Em voz normal (2 ou 5 minutos)
2. Sussurrando (2 ou 5 min)
3. Em silencio, entoando o mantra mentalmente (4 ou 10 min)
4. Sussurrando (2 ou 5 min)
5. Outra vez normal (2 ou 5 min)
COMO PRATICAR O KIRTAN KRYA
1 - Fique numa postura sentada confortável, com a coluna ereta no solo ou na cadeira. Pouse as mãos nos joelhos.
2 - Inspire profundamente e comece a cantar alto o mantra SA TA NA MA.
3 - Na sílaba SA, toque o dedo indicador no polegar, em TA, toque o dedo do meio; em NA, toque o dedo anelar; e em MA, toque o dedo mínimo no polegar. Continue esse movimento com os dedos durante o exercício.
4 - Entoe o mantra em voz alta por 2 minutos, imagine que os sons vêm do topo da cabeça e terminam no terceiro olho em um formato de L. Continue entoando o mantra em um sussurro audível por mais 2 minutos. Depois, entoe o mantra em silêncio e internamente por 4 minutos. Então sussurre por mais 2 minutos. Termine cantando em voz alta por mais 2 minutos. A meditação inteira dura 12 minutos.
5 - Para terminar, faça uma respiração profunda e coloque os braços para cima e balance-os. Expire e leve as mãos em posição de prece em frente ao peito. Diga: SAT NAM. “O mantra significa: ‘A verdade é minha identidade’”, explica Khalsa. “Quando faz a meditação SA TA NA MA -, você está meditando sobre seu Eu mais elevado e seu cérebro é restabe lecido.”
Pratique Kirtan Krya - 12 minutos (2 voz alta, 2 sussurro, 4 silêncio, 2 sussurro, 2 voz alta) ou
Veja neste vídeo como praticar
Kirtan Krya - 30 mi nutos (5 voz alta, 5 sussurro, 10 silêncio, 5 sussurro, 5 voz alta)
https://www.youtube.com/watch?v=GiKkM9VywzE
(trechos extraídos de http://www.yogajournal.com.br/praticas/
ative-sua-memoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário