A respiração é algo que fazemos diariamente. O corpo, em estado de vida, respira involuntariamente se estamos acordados, dormindo ou exercitando ativamente. A respiração é viver. É uma função vital da vida. No yoga, nos referimos a isso como pranayama. Prana é uma palavra sânscrita que significa força vital e ayama significa extensão ou alongamento. Assim, a palavra "pranayama" se traduz no controle da força vital. Também é conhecido como extensão da respiração. Cada célula em nossos corpos precisa de oxigênio para funcionar corretamente. Portanto, não é surpresa que a pesquisa mostre que uma prática regular de respiração controlada pode diminuir os efeitos do estresse no corpo e aumentar a saúde física e mental global.
A respiração é a chave para a vida A
respiração não é apenas crítica para o bem-estar físico, também há ligações comprovadas entre a respiração ea função mental adequada. Participe de qualquer (boa) aula de ioga e você perceberá como a atenção à respiração não só fornece energia física, mas também produz um efeito estabilizador e calmante na mente. Tente ficar em Dandayamana Dhanurasana (arco de pé) por um minuto sem atenção à respiração e você verá o que quero dizer!
Uma ótima maneira de treinar o corpo para utilizar a respiração de forma mais eficaz ao longo do seu dia, para realizar exercícios de respiração diários. Uma vez que você tenha adotado o hábito de realizar esses exercícios, você encontrará seu corpo naturalmente e sutilmente utilizando a respiração de forma mais eficiente, sem necessidade de nenhuma ação consciente.
Uma ótima técnica que foi utilizada por Yogis há milhares de anos, é a técnica de Nadi Shodhana Pranayama. Aprendi essa técnica há vários anos e tornou-se uma força muito poderosa e estabilizadora na minha vida. Eu também pratiquei a técnica extensivamente durante um recente retiro de meditação e jejum em que participei no Colorado. Eu acho que o maior nível de estresse que você tem em sua vida, mais impactante o efeito de tal suspiro.
Impacto no corpo etéreo
Nadi Shodhana Pranayama é conhecido como "o doce suspiro", e é uma forma simples de respiração nasal alternativa. "Nadi" é um termo sânscrito e significa "fluxo, movimento ou vibração". "Shodhana" significa "limpar ou purificar". Pranayama significa "expansão de Prana, ou força vital". Nadi, de acordo com antigos escritos indianos, são canais que permitem que "Prana" flua em todo o corpo para nutrir cada célula. Prana é uma "força vital" que é necessária para a vida. Pense nos Nadis como o sistema de irrigação do nosso corpo. Quando nosso Nadi é limpo e aberto, o Prana pode fluir suavemente e nós somos energizados e saudáveis. Quando os nossos Nadi estão entupidos, nos sentimos letárgicos e contrai doenças e doenças.
Estes Nadi, é claro, não são visíveis a olho nu, ou instrumentos científicos. Eles existem no domínio meta-físico. Para o Yogi, a crença neste corpo sutil (não físico) é parte integrante da vida. A prova não é necessária à medida que o resultado final é experimentado. Com a experiência de primeira mão desta verdade, a prova científica não é necessária. No entanto, para muitas pessoas de mentalidade científica, pode ser natural querer uma prova antes de se comprometer com essa crença. Felizmente, essa prova existe.
A palavra Pranayama consiste em duas partes: prana e ayama. Ayama significa alongamento, extensão, expansão, comprimento, largura, regulação, prolongamento, restrição e controle e descreve a ação de Pranayama. Prana é energia, quando a força auto-energizante abraça o corpo. Quando esta força auto-energizante abraça o corpo com extensão, expansão e controle, é Pranayama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário